A osteoartrite é uma doença articular bastante prevalente caracterizada pela rutura e potencial perda de cartilagem, decorrendo daí outras alterações articulares. A sua presença pode afetar negativamente o bem-estar físico e psicológico das pessoas.
O seu aparecimento ocorre geralmente entre os 40 e os 50 anos de idade, sendo que nem todos os indivíduos apresentam sintomas.
A saúde da cartilagem depende em grande medida da compressão e descompressão da mesma. Pensa-se que a osteoartrite se desenvolve potencialmente a partir de uma lesão tecidual por lesão mecânica, defeitos do metabolismo da cartilagem, etc.
Este fenómeno não se cinge apenas à cartilagem em si, os tecidos mais próximos também podem ser afetados por esta situação.
Um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de osteoartrite é a obesidade.
Estudos têm vindo a demonstrar que um elevado índice de massa corporal se relaciona positivamente para maior suscetibilidade de desenvolvimento da doença, especialmente ao nível dos joelhos.
Inversamente a perda de peso tem sido associada a melhorias relacionadas com os sintomas da osteoartrite e uma degeneração mais lenta quando falamos especificamente do joelho.
Este cenário abre porta a prática de exercício físico como um coadjuvante num processo de perda de peso regulado por um profissional da nutrição.
Esta relação assume maior importância porque maiores índices de força isométrica, dos músculos da anca e coxa, foram também já associados a uma sensação melhorada da função da articulação em causa, neste caso específico a anca.
Apesar da heterogeneidade da doença existe um número de fatores de risco associados à mesma. E embora alguns sejam difíceis de mudar outros apresentam essa possibilidade, tal como os dois já referidos – obesidade e força muscular.
Referências:
- Osteoartrite – Distúrbios dos tecidos conjuntivo e musculoesquelético – Manuais MSD edição para profissionaishttps://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/dist%C3%BArbios-dos-tecidos-conjuntivo-e-musculoesquel%C3%A9tico/doen%C3%A7as-articulares/osteoartrite-oa;
- Vina, E. R., & Kwoh, C. K. (2018). Epidemiology of osteoarthritis: literature update. Current opinion in rheumatology, 30(2), 160–167.