solear muscle test
Músculos
27 de Novembro, 2022

Solear – o super músculo?

Recentemente cruzamos com um estudo bastante interessante no que pode significar em termos de operacionalização para uma grande franja da nossa população, este estudo incidiu sobre um músculo da parte posterior da nossa perna, mais especificamente o solear.

Em termos globais a nossa musculatura representa cerca de 15% do metabolismo oxidativo da glicose (processo químico no qual o oxigénio é utilizado para criar energia a partir dos carboidratos – açúcar) no gasto energético de repouso, apesar de ser a maior massa de tecido magro do corpo.

Neste estudo em particular descobriu-se que o solear pode elevar o metabolismo oxidativo a níveis interessantes por horas, especialmente sem fadiga. A particularidade desta descoberta é que esse fim foi alcançado executando um movimento sentado, significando que mesmo os mais inaptos fisicamente o conseguem fazer.

Elevações do calcanhar e ativação do músculo solear.
Elevações do calcanhar e ativação do músculo solear.

Percebeu-se também que pouco glicogénio (principal reserva de energia do corpo) foi utilizado, logo menos competição com outros fontes de energia.

Esta melhoria da homeostasia sistémica da glicose foi de grande magnitude, como por exemplo na glicose pós-prandial (aumento da glicose na corrente sanguínea cerca de 10 minutos após uma refeição), logo menos hiperinsulinemia (quando existe grande produção de insulina pelo pâncreas – maior resistência à sua ação).

Sugere-se então que utilizando uma pequena massa muscular do corpo humano, representa sensivelmente 1% desse universo, através de uma atividade contrátil local, poderá ser um método potente para promover melhorias significativas na regulação metabólica enquanto prolonga os benefícios do metabolismo oxidativo.

Estes resultados indicam que o músculo solear humano é capaz de aumentar e manter por longas horas o valor local do metabolismo oxidativo em elevados níveis.

Atualmente os autores desconhecem algum produto farmacológico que consiga obter resultados idênticos.

Apesar da cautela em generalizar estes resultados são indícios promissores que futuramente podem ser desenvolvidos e especialmente criadas estratégias ara servir a população em geral, particularmente aqueles que passam mais tempo sentados e logo vítimas dessas mesmas consequências.

Bons treinos.

Referências:

blog

Treino online
Treino de força
Treino ao ar livre
Treino
Testemunho
Terapia Ocupacional
Sono
Sem categoria
Saúde Mental
saúde
Reflexão da Semana
Prevenção de lesões
Preparação Física
Preparação Física
Postura
Personal Trainer
Perda de Peso
Osteoporose
ossos
obesidade
Nutrição
Músculos
Multidisciplinaridade
Medicina
Golfe
genética
Futsal
Futebol
Fisioterapia Desportiva
Fisioterapia
Exercício Físico
Exercício Clínico
escoliose
Envelhecimento
Entrevista
Ensino
Educação
Dor
Direito Desportivo
Diabetes
Desporto juvenil
Cycling
crianças
Comunicação
coluna
Ciência
Cardio
Cancro
Biomecânica
Atletismo
atividade física
Alto Rendimento
Ver todas as Categorias