Desporto – o seu enorme potencial educativo e o contributo para a sociedade
Desporto juvenil
26 de Setembro, 2021

Desporto – o seu enorme potencial educativo e o contributo para a sociedade

O desporto com todos os valores e vivências inerentes à sua prática pode constituir uma ferramenta essencial para a educação e um verdadeiro alicerce de progresso social.
A sua forte vocação para a promoção da saúde, bem-estar físico e psicológico bem como a assimilação de valores e princípios éticos essenciais à construção de uma sociedade mais íntegra e positiva fazem com que o desporto possa ser considerado como uma autêntica “escola paralela”.
Fazem parte do desporto importantes valores na formação de um ser humano como: respeito, fair-play, tolerância, espírito de equipa, disciplina, verdade, entre outros.
A prática desportiva é também uma forma natural de consciencialização da ética, permitindo o transfer da mesma para o quotidiano, podendo resultar em alterações positivas na sociedade.
É fundamental que as nossas crianças e jovens percebam a grandeza do desporto para que, possam retirar o máximo partido das suas potencialidades e simultaneamente, terem um papel ativo na implementação de uma cultura desportiva saudável. Eles serão as referências do futuro… os próximos atletas, treinadores, professores, educadores e dirigentes.

A prática desportiva é também uma forma natural de consciencialização da ética
A prática desportiva é também uma forma natural de consciencialização da ética, permitindo o transfer da mesma para o quotidiano, podendo resultar em alterações positivas na sociedade.


Não esqueçamos o fundamental papel dos pais na formação e transmissão dos valores desportivos. Eles são os orientadores, os conselheiros e os principais responsáveis pela educação. Deles só podemos esperar os melhores comportamentos, as atitudes mais adequadas e os gestos mais nobres.
“A criança cresce e desenvolve-se à imagem do contexto em que está inserida”, observa, imita e vê nos progenitores o modelo a seguir.
Terminamos este pequeno texto com a convicção que é do supremo interesse dos nossos jovens e crianças o acesso à prática desportiva e as respectivas vivências. Estreitar os laços entre alunos e professores, atletas e treinadores pode também ser um enorme contributo na formação do jovem devido à transmissão e assimilação de valores essenciais ao espírito desportivo e funcionamento da sociedade.

blog

Treino online
Treino de força
Treino ao ar livre
Treino
Testemunho
Terapia Ocupacional
Sono
Sem categoria
saúde
Reflexão da Semana
Prevenção de lesões
Preparação Física
Preparação Física
Postura
Personal Trainer
Perda de Peso
Osteoporose
Nutrição
Músculos
Multidisciplinaridade
Medicina
Golfe
genética
Futebol
Fisioterapia Desportiva
Fisioterapia
Exercício Físico
Exercício Clínico
Envelhecimento
Entrevista
Ensino
Educação
Direito Desportivo
Diabetes
Desporto juvenil
Cycling
Comunicação
coluna
Ciência
Cardio
Cancro
Biomecânica
Atletismo
atividade física