Sem categoria
3 de Junho, 2018

Corra sem lesões

Na nossa passada acontecem dois fenómenos, a pronação e supinação. Podemos entender a pronação como o contacto do pé no chão e toda a sucessão de eventos que dai decorre. O arco plantar fica mais plano, rotação interna da tíbia, flexão do joelho; rotação interna do fémur, flexão da anca, etc. é o resultado da força que o chão exerce sobre o seu corpo, este movimento deve ser controlado excentricamente pela musculatura.
Após esta fase temos aquilo que designamos por supinação, o arco plantar acentua-se, rotação externa da tíbia, extensão do joelho, rotação externa do fémur, extensão da anca, etc.

Nenhuma das situações é pior ou melhor, ambas têm de coexistir durante a corrida, o importante será o “timing” com que passamos de uma para a outra. Esta é a nossa capacidade natural de lidar com as “forças que entram no nosso corpo” aquando de cada passada.
Será importante o corredor reconhecer e perceber que isto acontece e que todos os músculos que controlam esta ação também necessitam de treino, pois facilmente violamos a sua tolerância com a corrida.

Por isso a nossa sugestão será de o corredor principiante e mesmo o mais avançado incluir na sua rotina de treino desafios/exercícios que possam fortalecer todos os movimentos de pronação/supinação. Apesar de não serem vulgares esses desafios com pouco material e algum engenho conseguem-se construir soluções interessantes.
Num pequeno vídeo, futuramente, iremos mostrar algumas dessas sugestões.
Até lá bons treinos.

Referências:
– Levangie, P. K., & Norkin, C. C. (2005). Joint structure and function: A comprehensive analysis. Philadelphia, PA: F.A. Davis Co.
– Valmassy, R. (1996). Clinical Biomechanics of the Lower Extremities. Mosby-Year Book; 1st edition.
Human Anatomy Atlas (https://www.visiblebody.com/).

blog

Treino online
Treino de força
Treino ao ar livre
Treino
Testemunho
Terapia Ocupacional
Sono
Sem categoria
Saúde Mental
saúde
Reflexão da Semana
Prevenção de lesões
Preparação Física
Preparação Física
Postura
Personal Trainer
Perda de Peso
Osteoporose
ossos
obesidade
Nutrição
Músculos
Multidisciplinaridade
Medicina
Golfe
genética
Futsal
Futebol
Fisioterapia Desportiva
Fisioterapia
Exercício Físico
Exercício Clínico
escoliose
Envelhecimento
Entrevista
Ensino
Educação
Dor
Direito Desportivo
Diabetes
Desporto juvenil
Cycling
crianças
Comunicação
coluna
Ciência
Cardio
Cancro
Biomecânica
Atletismo
atividade física
Alto Rendimento
Ver todas as Categorias