analise biomecania
Biomecânica
23 de Maio, 2021

Análise Biomecânica da extensão unilateral do cotovelo com corda

Após uns longos meses sem realizarmos as nossas habituais análises biomecânicas hoje trazemos uma extensão de cotovelo unilateral com corda.

Num artigo anterior já alertamos para as consequências de realizar exercícios com a corda, especialmente se esta for curta.

Assim nesse sentido, a fim de evitar esses constrangimentos, optamos por realizar o exercício de forma unilateral melhorando, logo à partida, a situação mecânica.

Extensão do cotovelo unilateral com corda.
Extensão do cotovelo unilateral com corda.

Neste exercício em particular (execução unilateral) evitamos, logo à partida, o aumento da resistência por uma execução bilateral, especialmente porque a magnitude mantém-se relativamente constante e a resistência varia essencialmente pela diminuição ou aumento do braço de momento (BM).

Olhando de uma forma mais pormenorizada para a imagem acima percebemos que desde a posição inicial, imagem mais à esquerda, até à posição final, imagem mais à direita, existe uma diminuição significativa da resistência. Havendo assim uma acomodação mais interessante da resistência à capacidade do indivíduo produzir força pelos extensores do cotovelo.

Apesar de não estar ilustrado na análise temos de ter em conta também o braço de momento para a articulação do ombro, neste caso para flexão logo desafio para os extensores.

Dependendo da altura em que o cabo está teremos também de considerar a posição do tronco para melhorar esta configuração. Neste cenário, em que não é possível alterar a direção do cabo, o executante inclinou-se ligeiramente à frente para alcançarmos a variação da resistência que mencionamos. Possivelmente poderíamos ainda conseguir diminuir o braço de momento para assim também reduzir a resistência na posição final através de um pouco mais de inclinação.

Será importante treinarmos a nossa visão a detetar, com minúcia, estes pormenores porque no final podem fazer toda a diferença para a qualidade de execução que pretendemos.

Da próxima vez que realizar o tradicional exercício de extensão do cotovelo com corda dê uma oportunidade à sua realização de modo unilateral para poder perceber as diferenças que mencionamos.

Continuação de bons treinos.

 

blog

Treino online
Treino de força
Treino ao ar livre
Treino
Testemunho
Terapia Ocupacional
Sem categoria
Reflexão da Semana
Prevenção de lesões
Preparação Física
Preparação Física
Postura
Personal Trainer
Perda de Peso
Osteoporose
Nutrição
Músculos
Multidisciplinaridade
Golfe
Futebol
Fisioterapia Desportiva
Fisioterapia
Exercício Físico
Exercício Clínico
Entrevista
Ensino
Educação
Direito Desportivo
Diabetes
Desporto juvenil
Comunicação
Ciência
Cardio
Cancro
Biomecânica
atividade física