Após uns longos meses sem realizarmos as nossas habituais análises biomecânicas hoje trazemos uma extensão de cotovelo unilateral com corda.
Num artigo anterior já alertamos para as consequências de realizar exercícios com a corda, especialmente se esta for curta.
Assim nesse sentido, a fim de evitar esses constrangimentos, optamos por realizar o exercício de forma unilateral melhorando, logo à partida, a situação mecânica.
Neste exercício em particular (execução unilateral) evitamos, logo à partida, o aumento da resistência por uma execução bilateral, especialmente porque a magnitude mantém-se relativamente constante e a resistência varia essencialmente pela diminuição ou aumento do braço de momento (BM).
Olhando de uma forma mais pormenorizada para a imagem acima percebemos que desde a posição inicial, imagem mais à esquerda, até à posição final, imagem mais à direita, existe uma diminuição significativa da resistência. Havendo assim uma acomodação mais interessante da resistência à capacidade do indivíduo produzir força pelos extensores do cotovelo.
Apesar de não estar ilustrado na análise temos de ter em conta também o braço de momento para a articulação do ombro, neste caso para flexão logo desafio para os extensores.
Dependendo da altura em que o cabo está teremos também de considerar a posição do tronco para melhorar esta configuração. Neste cenário, em que não é possível alterar a direção do cabo, o executante inclinou-se ligeiramente à frente para alcançarmos a variação da resistência que mencionamos. Possivelmente poderíamos ainda conseguir diminuir o braço de momento para assim também reduzir a resistência na posição final através de um pouco mais de inclinação.
Será importante treinarmos a nossa visão a detetar, com minúcia, estes pormenores porque no final podem fazer toda a diferença para a qualidade de execução que pretendemos.
Da próxima vez que realizar o tradicional exercício de extensão do cotovelo com corda dê uma oportunidade à sua realização de modo unilateral para poder perceber as diferenças que mencionamos.
Continuação de bons treinos.