multidisciplinaridade
Comunicação
6 de Junho, 2021

A inclusividade no fitness

A questão da inclusividade no fitness parece passar-nos constantemente ao lado, nomeadamente na forma como comunicamos e mesmo os espaços que criamos para receber as pessoas de todas as idades e fenótipos.

Já aqui referimos que o exercício físico não “cabe em apenas uma caixa”, mas para isso temos provavelmente de alterar alguns aspetos. Entre os quais, a educação que é um pilar fundamental para mudarmos a nossa narrativa e entregar o exercício físico de uma forma mais eficiente.

Muitas vezes damos por nós a refletir sobre as pessoas que afastamos dos ginásios pela forma como promovemos o exercício físico!

Sempre que nos queixamos sobre a quantidade de pessoas, poucas, que atraímos para a prática de exercício físico poderíamos complementar por uma ponderação mais alargada de como atrair aqueles que não se identificam com os espaços que existem e o tipo de comunicação que desenvolvemos.

Se comunicarmos apenas a promoção de objetivos artificiais atraímos, na maioria, pessoas que se identificam com esses mesmos objetivos e que provavelmente se inserem em determinadas faixas etárias.

Então lançamos o desafio a todos os nossos seguidores do que podemos fazer diferente para mudar este cenário.

A inclusividade no fitness.
A inclusividade no fitness.

Por cá acreditamos que todo o entorno num ginásio típico acaba por gerar alguma repulsa sobre grande parte das pessoas, especialmente aquelas que mais precisam.

O desenvolvimento de mais competências para lidar com o exercício com outra expertise pode também ser uma ótima forma de mostrar as grandes potencialidades da prática regular de exercício físico.

Comunicar saúde parece ser também o caminho mais intuitivo, mas não refém de situações fortuitas que muitas vezes condicionam em demasia a nossa agenda.

Assim acreditamos que aliar uma política que promova a multidisciplinaridade, que comece nos mais novos e termine com a criação das condições para a banalização, no bom sentido, do treino de força à disposição das populações mais seniores poderá ser o caminho a seguir.

Bons treinos.

blog

Treino online
Treino de força
Treino ao ar livre
Treino
Testemunho
Terapia Ocupacional
Sem categoria
saúde
Reflexão da Semana
Prevenção de lesões
Preparação Física
Preparação Física
Postura
Personal Trainer
Perda de Peso
Osteoporose
Nutrição
Músculos
Multidisciplinaridade
Golfe
Futebol
Fisioterapia Desportiva
Fisioterapia
Exercício Físico
Exercício Clínico
Entrevista
Ensino
Educação
Direito Desportivo
Diabetes
Desporto juvenil
Comunicação
Ciência
Cardio
Cancro
Biomecânica
Atletismo
atividade física